Saúde e Bem Estar
Saúde e Bem-Estar
Para a Organização Mundial de Saúde, não basta levar uma vida livre de doenças. A saúde, na verdade, compreende o completo bem-estar físico, mental e social.
Ter um sono de qualidade impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde física e mental de qualquer pessoa. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia, a insônia ou o sono ruim resultam em sintomas como fadiga, redução da imunidade, déficit de atenção e distúrbios do humor. Ou seja, dormir bem é uma forma essencial de cuidar do próprio bem-estar.
Benefícios do sono de qualidade para a saúde e bem-estar
“Dormir bem garante mais energia e disposição, contribui para diminuir o estresse e melhora o bem-estar e o humor. O sono também ajuda a manter o coração saudável, a fortalecer o sistema imunológico, a melhorar o desempenho sexual, a manter a memória e a boa forma, além de prevenir dor de cabeça”, informa o neurologista Shigueo Yonekura.
Segundo o especialista, o sono é o melhor processo reparador do organismo, pois o que se gasta durante o dia é reposto à noite dormindo bem. Porém, o sono não assume apenas esse papel revigorante. Ele tem diversas outras funções essenciais para a saúde. “Quando você não dorme bem, está mais propenso a infecções, aumento da pressão arterial, infarto do miocárdio e derrame cerebral, por exemplo”.
O sono de má qualidade desorganiza o metabolismo e prejudica a síntese de alguns hormônios. E vários hormônios importantes são produzidos durante o sono, como o GH, o hormônio do crescimento. “A melatonina, responsável por regular o nosso relógio biológico; a leptina, que ajuda a controlar a sensação de saciedade; e o cortisol, que controla inflamações, alergias, estresse e ajuda a manter a estabilidade emocional, também são produzidos durante o sono”.
Tratamento para sono ruim é fundamental
Portanto, caso você esteja com problemas para manter um sono com qualidade ou até mesmo sofra de insônia, é fundamental procurar um especialista que indique um tratamento adequado que te ajude a voltar a dormir bem e, consequentemente, melhorar em diversas outras áreas da saúde. O tratamento com medicamentos muitas vezes é indicado, com índices de eficiência significativos.
Dados da Academia Brasileira de Neurologia: https://www.abneuro.org.br/post/a-import%C3%A2ncia-da-qualidade-do-sono